quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Elizabeth Savalla



Biografia

Elizabeth Savalla estudava no Liceu Eduardo Prado quando a atriz Lourdes de Moraes a indicou para a Escola de Artes Dramáticas de São Paulo. Casou-se aos dezenove anos de idade com o ator Marcelo Picchi e deste relacionamento, que durou 11 anos, tem quatro filhos: Thiago Picchi, Diogo, e os gêmeos Ciro e Tadeu. Os dois primeiros também são atores. No ano de 1978, foi eleita pelo Fantástico uma das dez mulheres mais bonitas do país, apesar de ser conhecida pela sua pouca vaidade. Foi casada ainda por 18 anos com Camilo Átila. A atriz é membro há mais de 20 anos da Igreja Messiânica Mundial.


Televisão

Sua primeira aparição na televisão aconteceu em 1972 com "A casa fechada" , de Roberto Gomes, um teleteatro da TV Cultura, dirigido por Antunes Filho. O ator e diretor Antônio Abujamra a indicou para o Cassiano Gabus Mendes, que queria um rosto novo para protagonizar outro programa da emissora. Em 1975, antes de completar 21 anos, é chamada para fazer aquele que é considerado o seu mais importante papel: Malvina, da novela Gabriela, de Walter George Durst, baseada no romance Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado, com direção de Walter Avancini. Este papel lhe rendeu o prêmio de melhor revelação da televisão brasileira de 1975 da APCA, além do Troféu Imprensa de personalidade feminina. Durante divulgação da novela em Portugal foi recepcionada no aeroporto pelo presidente português na época, Mário Soares.

Logo após Gabriela, participou de O Grito, novela de Jorge Andrade. Fez outras personagens marcantes,como a doce irmã Angélica de Estúpido Cupido, novela de Mário Prata, a desbocada Lili de O Astro e a sofrida Carina Limeira Brandão de Pai Herói, ambas escritas por Janete Clair. O sucesso de O Astro tumultuou a vida da atriz, que conta: "A mãe do Marcelo (Picchi, ex-marido) faleceu quando eu fazia O Astro. No enterro, os fãs destruíram o cemitério. Tive que sair correndo."

Interpreta também, a farsante Marcela de Plumas e Paetês, de Cassiano Gabus Mendes, a doce Sônia de O Homem Proibido, trama de Teixeira Filho inspirada em obra homônima de Nelson Rodrigues, a sedutora Bruna, sua primeira vilã, protagonista de Pão Pão, Beijo Beijo,de Walter Negrão, e viveu outra "mocinha" sofredora com a Isadora de Partido Alto, novela de estréia da dupla Aguinaldo Silva e Glória Perez. Logo após participou de De Quina Pra Lua, de Alcides Nogueira, como a manicure Mariazinha e interpretou Renata em Hipertensão, de Ivani Ribeiro.

Após alguns anos afastada da televisão volta como protagonista da minissérie Meu Marido em 1991 e participa de Sex Appeal no papel de Margarida. Em 1993 participou de um episódio do programa Você Decide. Retorna às novelas, transitando entre o cômico e o dramático, com a vingativa Auxiliadora de Quatro por Quatro, de Carlos Lombardi. Logo após interpreta Maria Luiza em Quem é Você, novela de Ivani Ribeiro.

Após mais um longo período afastada das novelas, interpretou a fogosa e glutona beata Imaculada de Avelar, de A Padroeira. Com essa hilária performance ela desperta o interesse do público infantil, chega até a ser homenageada, no dia das mães, pelo programa Gente Inocente, apresentado por Márcio Garcia. A seguir, interpretou a excêntrica Jezebel de Canto e Mello, de Chocolate com Pimenta, a cética Agnes de Alma Gêmea, a vaidosa Rebeca de Sete Pecados, e a simplória e popular Socorro de Caras & Bocas, todas de Walcyr Carrasco, autor com quem tem mais trabalhado nos últimos anos.

Faz parte do seleto time das "Divas da Televisão Brasileira", segundo a Revista Contigo, ao lado de nomes como Fernanda Montenegro, Tônia Carrero, Eva Wilma, Lilian Lemmertz e Bibi Ferreira.
Após alguns anos afastada da televisão volta como protagonista da minissérie Meu Marido em 1991 e participa de Sex Appeal no papel de Margarida. Em 1993 participou de um episódio do programa Você Decide. Retorna às novelas, transitando entre o cômico e o dramático, com a vingativa Auxiliadora de Quatro por Quatro, de Carlos Lombardi. Logo após interpreta Maria Luiza em Quem é Você, novela de Ivani Ribeiro.


Fonte: Wikipédia, 23/11/2009

Nenhum comentário: